quinta-feira, 30 de setembro de 2010

più de roma

minha vontade era bater num giornalle qualquer e pedir um emprego. minha vontade era nem sair mais de roma. meu italiano passionesco já melhorava e eu ia me apaixonando pela cidade. alem disso, conheci umas pessoas extremamente interessantes, com historias que nao posso esquecer jamais.

conheci no meio da rua uma argentina que precisava de ajuda pra saber onde estava. eu sou boa de mapas e tenho me virado bem em todas as viagens que fiz, tipo sei ler mapa. parece fácil, mas nao é. dizem que mulheres têm dificuldade com isso. eu acho que nao. eu meio que decoro o mapa, tennho boa memoria visual, sei onde estou, gps interno.

o fato é que íamos pro mesmo lado e a convidei a andar comigo. no fim do percurso, combinamos de ir conhecer o trastevere, bairro boemio e bem romano.

o bairro é delicicioso, tem restaurantes e bares por toda parte e fomos andando sem compromisso até achar um que a gente gostasse. nisso elena, a argentina, foi contando a historia de porque estava em roma.

o marido tinha morrido há 8 meses de cancer de pancreas e seu último pedido foi que ela jogasse suas cinzas no tevere. a odisseia para que isso acontecesse eu conto ao vivo pra quem quiser, é uma historia sensacional que vale a pena (fiquei uns 5 minutos com os pelos arrepiados).

dividimos um carbonara e uma saltimboca alla romana e voltamos felizes (ela ia pra grecia depois e eu mais uns dias em roma) pra casa.

 (nao tem mais ordem cronologica aqui, só um pouco).


dias depois eu fui pro vaticano. achei que nao ia conseguir. a fila (diziam os caras) levava uma hora e meia, eu tinha chegado tarde (14h30) porque tinha colocado na cabeca que antes tinha que comprar um sapato que tinha visto no dia anterior, mas isso durou mais tempo porque eu nao achava a rua, mas achei, comprei e segui pro vaticas a pé.

me meti na fila e boa. chega um indiano e fala que tem um grupo/tour que te faz sair da fila e te da um panorama basico das coisas dentro dos museus do vaticano e eu fiquei negociando e cheguei a 25 euros e estava meio mal por pagar tanto, mas eu ia. saí da fila e fui com o cara 3 metros, quando ele encontrou o outro cara doi tour que disse que já nao dava mais.

sinceramente: eu tava tao nervosa, eu quase chorei, antes eu falava em "italiano" com o cara, nessa hora comecou a sair um ingles "why did you do that to me, man?", ele me tirou da fila!!!!!!!

os caras que estavam atras de mim viram tudo e me chamaram de volta. sensacional. eram colombia equador e venezuela. tirei essa foto.

bom, daí eu nao tinha tempo e fui direto pra capela sistina. fiquei quase 2 horas la dentro. incrivel, incrivel, incrivel.

nao pode tirar foto e eu nao tirei. tem um video doppo.


bom, depois foi a epopeia da escadaria de 320 degraus (quase morri) até a cupula da basilica de san pietro.

sensacional.



eu lá em cima; detalhe da piazza san pietro

Nenhum comentário: