quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ufa

no dia 2, depois de umas 12 horas de sono, passou a estranheza, ja nem queria mais voltar. ja nao conto os segundos. arrumei melhor a mala, tomei um banho, sai em busca de meu amigo panamenho, tomas, que conheci em lisboa o ano passado. nos encontramos en SOL, a principal praca do centro de madrid. tomas, que vive em madrid há 3 anos foi uma querida companhia nos dias espanhois.

fui caminhando pelas ruas, até chegar na tal plaza mayor (esperava mais, mas acho que por causa do domingo, estava muito cheia e com umas estruturas feias sendo montadas), depois no lindinho mercado de san miguel (que é do que eu gosto, mas tava muito cheio e deixei pra ir la amanha, comer umas ostras francesas e tomar una cava (champanhezinho espanhol) pra valer a pena!

caminhamos por uma área de madri que nem pretendia muito ir, mas é realmente tudo muito pertinho, era a área do palacio real, com jardins  e essas coisas reais. fomos tapear em um bar famosinho com varias filiais, chamado cervezeria 100 montaditos. é que tem 100 opcoes no menu e voce vai anotando o que quer.

pedimos de caranguejo com tortilla de patatas, jamon con pimientos, pollo con salsa brava, chorizo. tomei um vinho branco gelado e ele uma coisa tipica daqui que achei meio ruim, um vinho tinto doce com gelo e água (tinto de verano). ou seja. NOT.

as ruas do centro estavam todas fechadas por causa de um evento de ciclismo nacional que estava passando por madri, tivemos que dar boas voltas pra poder chegar no parque do retiro. que é incrível. claro, um classico de viagem: esqueci de carregare a bateria da camera e nao tenho nenhuma foto de coisas legais do parque, mas devo voltar la que esta pertinho do hostel para a fonte monumento ao diabo (o único em homenagem ao cara, que parece que é reconhecido até pela Igreja), para andar de bici e ver o por do sol no lago, mais o palacio de cristal. fizemos uma farofinha no parque comendo amendoins de istambul que uma menina deixou no hostel e uns chips de inhame que encontrei na mochila.

depois nos perdemos bastante camimnhando e fomos tomar unas cañas numa ruazinha perto da gran via, entre gran via e sol, acompanhado de polvo a la gallega. delicia. aqui em madri é assim: voce pede a bebida e eles vao trazendo as tapas (de graca). quanto mais pede bebidas, mais as tapas vao se sofisticando.

figuras sao o que nao faltam. conheci um argentino doido (claro) no hostel, diz que escreveu um livro e foge da mafia argentina, que amigos foram mortos e tudo. nem sei se é verdade, a checar. seguimos falando com romenos (que estao sendo expulsos da franca pelo sarkô).

fui dormir bem tarde, mil coisas pra fazer amanha.

(dificil escrever direito e editar e escrever bem assim em viagem. muita coisa pra falar, a cabeca pensando em duas linguas ao mesmo tempo).

vou tentar colocar fotos nos proximos posts!