sábado, 2 de maio de 2009

O começo é mais embaixo


(Castelo de São Jorge, Lisboa - foto, ainda, do Google Images)

Agora que só faltam uns 10 dias para a partida, parece que tudo é fácil. Mas não é. Principalmente porque o frio na barriga só aumenta a cada dia, e as coisas pra resolver continuam existindo sem parar.

Meu plano era ter tudo planejado. Tudo, tudo. Daí fui vendo que deixar a coisa meio em aberto é bom. Como chegarei em Lisboa, já reservei 4 dias de albergue. O resto, a viagem vai dizer.

Ainda mais com o H1N1 por aí. Até agora, parece que Portugal tá livre do bicho. Então, se tiver que esticar mais por lá antes de Paris, que é o destino final (e, parece, com menos vírus)... voilà!

Uma coisa que legal que fiz antes da viagem a Buenos Aires no ano passado foi estudar e re-estudar o mapa da cidade. Todos os dias, lá ia eu, viajar pela cidade num mapa que achei na internet. Não tinha nenhum guia, e eu mesma descobri atrações e organizei um guia particular. Meu estudo serviu pra saber me mover pela cidade mais familiarizada com as coisas. E deu certo. Eu consegui ir para todos os lugares, não me perdi nenhuma vez e ainda servi de guia pra uma porteña e um brasileiro (que MORA lá), que não sabiam se encontrar.

Pra essa viagem, já vasculhei e revasculhei vários guias, e desta vez, eles irão comigo, porque as cidades são muito mais complexas e cheias de coisas pra fazer. O mapa de Lisboa já cabe na palma da minha mão (e, mais importante, nas conexões do meu cérebro). O de Barcelona até que também. O de Paris, não sei porquê, deixei pra depois e só sei os arredores do meu hotel e uma coisa turística ou outra.

Tenho muita coisa guardada em pastas de favoritos e emails gentis de amigos, com dicas. Preciso agora passar tudo pros 2 caderninhos que comprei pra levar, porque não vai ter internet à disposição 24h por dia (socorro!). Também vou aproveitar as 10 horas de viagem que me esperam de São Paulo a Lisboa para organizar papéis, reler guias, planejar e replanejar roteiros alternativos.

Agora que faltam 10 dias, parece fácil, mas ainda falta cadeado, tênis, fazer cópia dos documentos, simular a mala, pesá-la, anotar todos os telefones espalhados de amigos que estão por lá, comprar umas máscaras N95 (!). E tantas outras coisinhas mais.

Mas o mais difícil é só uma coisa, e acho que só vai acontecer quando eu pisar no Aeroporto da Portela, em Lisboa: a ficha cair.

8 comentários:

Interaubis disse...

Quando visitar o Castelo de São Jorge informe-se sobre os horários da Câmera Escura que funciona em uma das torres: vale muito a pena ver Lisboa "ao vivo e as cores" por um instrumento ótico primitivo : )

érica disse...

opa! vou ser leitora assídua, sem dúvida. bom acompanhar uma pessoa assim, que vai fundo em tudo!

Anônimo disse...

Féfs, não deixe d eprovar o bacalhau nas natas dentro do castelo de são Jorge (no restaurante da rua das lojinhas, o restaurante principal é muuuito caro) e pra acompanhar um vinho da casa. (tipo QQUER vinho da casa em Portugal é muito bom!)
bjks!

Vivi Jorge disse...

não era anônimo. era eu. bjs!

Beatriz Antunes disse...

Somos opostos no que diz respeito à preparação para uma viagem, mas dessa sua descrição já peguei um monte de boas ideias pra usar quando, um dia, eu for viajar. Vai ser bom, querida! E desencana desse vírus, senão vai acabar como os gringos que não tomam água no Brasil. A coisa não tá assim também, não. Beijo!

Max Costa disse...

Jaqueta, meias, dorflex (pros dias de muita caminhada), lápis e papel para desenho (saudades dos desenhos), protetor solar, sunglasses (of course)... essa lista pode não acabar, pelo que te conheço e eu ainda fico colocando mais caraminhola na cabeça...
Vai fundo, meu amor!
Volta fundo também!
Te quiero!

- disse...

E aí, Fefa, começou já? Boa viagem e fica tranquila que sempre dá tudo certo, mesmo quando dá errado =)
O que achei mais dificil em relação ao blog foi achar lugares que permitem a gente usar a USB pra descarrega fotos. E claro que tive que desencarnar dos acentos. O ponto de interrogação até hoje eu não consegui encontrar naqueles teclados europeus... Fora isso é tudo beleza =p

Cassilda Helena disse...

Oi Feodora,
Com certeza irei acompanhar seu diário de viagem e sei que muitas histórias interessantes estão por vir! Aproveite!